Lombar e a flexibilidade comportamental

A coluna vertebral, o eixo do corpo, constitui para a Leitura Corporal o “Pilar de Afirmação da Identidade”. Ela sustenta e dá origem às formas de manifestação da estrutura psíquica, emocional, comportamental e física do indivíduo e atua na definição dos jeitos de representar-se.

Coluna Lombar

A coluna lombar, localizada entre o sacro e o tórax, elabora as formas de viver e atuar de maneira segura e confortável. Para a Leitura Corporal, viver com conforto e segurança é desenvolver e experimentar formas agradáveis de viver as situações cotidianas ou inusitadas da vida. É uma conquista obtida quando há disposição para sentir, considerar e a agir segundo o querer; para experimentar e modificar o jeito de fazer, até que se encontre uma forma prazerosa e eficaz de atuação e de convívio com a situação.

A coluna lombar estimula a flexibilidade comportamental. Diante de dificuldades emocionais, quanto mais rígidos nos mantemos em conceitos e atuações pré-estabelecidos, mais a coluna vertebral, principalmente a coluna lombar, trabalha em nós a liberdade para a experimentação do que é vigente segundo as características do momento presente.

Pois a vida é movimento, é fluidez. Sempre respeitando os limites pessoais de segurança, é a flexibilidade o melhor caminho para a estabilidade e o equilíbrio!