Para a Leitura Corporal, os intestinos são as estruturas que trabalham com os processos de conquista, de assimilação e incorporação daquilo que é conquistado, e também de liberação, quando for o momento, do que foi obtido e usufruído.
Os intestinos mobilizam o direito à abundância. Trabalham com os impulsos de posse e poder, apego e desapego, cuidando para que o indivíduo se disponibilize para adquirir e aproveitar tudo aquilo que lhe é necessário, na mesma proporção em que se liberte do que se tornou supérfluo em sua vida.
O sentimento de reter para si o que é desejo de posse, bem como a abertura para as possibilidades tanto de perda como de ganho, são condições indispensáveis à experimentação sadia da abundância. Também é imprescindível ao indivíduo ter consciência de suas reais necessidades, para que possa viver a verdadeira satisfação.
As desordens intestinais são vistas pela Leitura Corporal como respostas do organismo à incorporação dos sentimentos de medo ou culpa por possuir ou desejar possuir algo; de insegurança em relação à capacidade de administrar aquilo que se possui (razão principal das hemorroidas); e na utilização inadequada dos impulsos de posse e poder nos processos de conquista.
Lembre-se que tudo aquilo que seu interno deseja é do seu merecimento. Sejam bens materiais, habilidades, conhecimentos, anseios, emoções, prazeres… tudo isso alimenta os diversos corpos do Ser Humano, garantindo-lhe a sobrevivência e nutrindo suas vivências com deleite e bem-estar.
Do que é que você precisa para viver? Exerça seu poder para si, não sob os outros, para possuir tudo o que você deseja. Desapegue do que já não lhe serve, e apegue-se ao que você precisa agora. Usufrua de suas conquistas, até chegar o momento de deixa-las ir para que outras possam entrar. Eis a fórmula para a saúde dos intestinos!