Hipermetropia

Seguindo na categoria Você Sabia?, hoje, vamos falar da hipermetropia. O que você sabe sobre ela?

A hipermetropia, restrição da visão do perto com boa visão para o longe, estimula o aprimoramento da capacidade de estar, de viver e se deixar envolver por aquilo que constitui o agora. Pretende manter ativo o desejo de experimentação da cumplicidade, da intimidade consigo e com o outro. Objetiva o resgate do direito de estar, de ocupar e de assumir-se ocupando um espaço, de posicionar-se como parte integrante, presença necessária ou foco de atenção.

Resulta do medo do momento presente e da incorporação do sentimento de que o imediato ou o que atrai e estimula reatividade ou impulsividade é desestabilizador, de que a realização e a conquista de segurança estão no futuro, no fazer de forma programada.

A hipermetropia é sustentada pela vivência crônica do sentimento de ser ou de estar inadequado, de que é melhor “estar nos bastidores” do que exposto, de que é mais seguro permanecer no entorno do que representar. É alimentada, pela resistência em fazer-se fisicamente presente, com disposição para participar e usufruir, é um desejo ou uma solicitação.

Deixar de fazer do momento presente um espaço para resolução das experiências do passado ou um trampolim para a conquista de sucesso no futuro e aprender a viver o aqui e agora, a ocupá-lo e fazê-lo importante, significando os momentos vividos com início, meio e fim, reativa e fortalece a capacidade de enxergar o perto.

O que achou? Não deixe de nos escrever.