Desvio de septo: equilibrar as considerações

O nariz, enquanto Centro de Estimulação e Desenvolvimento das Ações de Envolvimento, trabalha para que o indivíduo dê movimento à sua vontade de se envolver e de estar junto, colocando-se como o construtor dos laços que deseja ter. Nessa tarefa de desenvolver o envolvimento, a função específica do septo nasal é promover o equilíbrio da consideração de si e da consideração do outro na composição das relações.

Quando o indivíduo toma como parâmetro somente o seu querer, seu interesse e sua avaliação, o septo pode desviar-se para a direita, como um convite do corpo para que o outro também seja observado com suas razões e necessidades. Quando o indivíduo se pauta exageradamente nas referências externas, considerando mais aquilo que é tido pelos outros como bom ou ideal, o septo nasal pode desviar-se para a esquerda, estimulando que se dê a devida atenção ao que verdadeiramente é melhor para si.

Para um lado ou para o outro, o desvio de septo quer promover o equilíbrio das priorizações nas ações de envolvimento. Inteirado de si e daquele com quem quer se envolver, o indivíduo pode colocar-se inteiro, entregue e sem medo de se relacionar.