Cóccix: sobreviver vivendo

O cóccix, segmento que termina a coluna na parte inferior, tem para a Leitura Corporal a função de estruturar as formas de satisfação das necessidades básicas de sobrevivência. O cóccix orienta os movimentos de conquista e de apropriação daquilo que, para o Indivíduo, traz estabilidade e segurança. Sua vibração também estimula a autoqualificação e o aproveitamento dos recursos pessoais e adquiríveis para a conquista da autossustentação.

Mas não é somente do essencial para a sobrevivência que o cóccix se ocupa. O seu trabalho vai além, ao trazer a consciência do direito, de todo Indivíduo, de propiciar-se uma vida prazerosa. O cóccix estimula a manifestação e o reconhecimento do valor pessoal, incluindo o valor dos próprios feitos. É isso que potencializa a obtenção de tudo que se necessita para se ter uma vida plena de realizações.

Os sofrimentos coccígeos ajudam o Indivíduo a realizar os ajustes necessários à conquista do bem-estar na vida cotidiana. São sintomas que favorecem a prática da automanutenção e da autopromoção, além da apropriação do direito de viver e de não apenas sobreviver. Afinal, permitir-se viver é a chave que abre a porta para a vida entrar.