Aos olhos da Leitura Corporal, a formação de cistos em qualquer área do corpo tem a grande proposta de armazenar coragem para a realização de uma ação que foi contida. Junto disso, o cisto armazena também as competências necessárias para a realização desse movimento que, por ser de grande importância para o indivíduo, se mantém como registro no organismo até que encontre espaço para a materialização.

Coragem é tema dos punhos (Centros da Coragem). As pulsões psíquicas contidas no nível dos punhos foram paralisadas em vias de quase se concretizar. São pulsões que o indivíduo sabe bem o que fazer com elas. Só faltou a segurança para se atender e a decisão por fazer acontecer.

Os cistos sinoviais são literalmente campos para o armazenamento da coragem, para que não haja desistência. Há muita energia de competência sendo mobilizada pelos cistos. Extirpá-los pode ser um desperdício, embora muitas vezes pareça necessário.

Os cistos que se fazem em outras estruturas especificam os temas da vida para os quais se está gerando confiança para a execução. São convites para o investimento de energia naquilo que a si compete. São grandes estímulos para que a coragem, que é o agir do coração, ganhe o mundo concretizando-se em ação.